6 formas de ter um ótimo ano na estrada

2018 iniciou sua rota com novos caminhos para termos um ano ainda mais produtivo. E para inspirar você, separamos 6 dicas para você ter um ótimo ano na estrada. Confere só.?

Invista em qualificação

Já falamos aqui sobre a importância da qualificação profissional para a profissão de caminhoneiro. E agora com o ano começando, nada melhor do que se planejar para investir em conhecimento. Mesmo com a carreira estável é sempre importante preservarmos nosso interesse e curiosidade por coisas novas.

Você pode procurar por cursos para transporte de cargas específicos para ampliar seus objetivos de trabalho, como para transporte de produtos perigosos, produtos químicos, farmacêuticos e até mesmo cargas indivisíveis.

Além disso, o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) oferece cursos presenciais e on-line (e gratuitos!) sobre assuntos como administração, gestão, regulamentos e saúde. Vale a pena conferir e aproveitar a oportunidade.

Cuide do meio ambiente

Preservar o meio ambiente é um assunto que deve ser discutido por todos dentro da profissão. Uma vez que o serviço gera resíduos que são altamente poluentes, como pneus e óleos lubrificantes, é superimportante que cada profissional tenha consciência de como seu trabalho pode afetar a natureza.

Fazer o descarte correto de produtos sem vida útil, como pneus, materiais e óleos deve ser responsabilidade nossa. Entre em contato com empresas autorizadas a fazer a coleta desses produtos tóxicos e também de produtos que podem ser reciclados, como os pneus.

E na hora da limpeza do veículo também é preciso ter cuidado. Além da economia e reutilização de toda a água possível e importante fazer valas ou canaletas na volta do local destinado à lavagem dos veículos, evitando assim contaminar a terra com os resíduos químicos que podem ter no caminhão.

6_formas_de_ter_um_otimo_ano_na_estrada

Faça exercícios

Dedicar um tempo a sua saúde é uma forma de ter um ano tranquilo de trabalho, sem dores ou doenças inesperadas. Por isso, comece a praticar um novo esporte ou até mesmo o seu favorito. Eles são formas de melhorar sua postura e disposição.

Dirigir por horas pode afetar sua postura, causando lesões nos músculos e na estrutura óssea. Sendo assim, a prática de exercícios é ótima para manter seus músculos em funcionamento, evitando assim problemas que podem afetar sua rotina de trabalho.

Além disso, a prática de exercícios pode ajudar a combater doenças que podem ser um problema para motoristas, como a diabetes e a hipertensão. Mostramos aqui alguns exercícios simples que você pode fazer nos seus intervalos.

Cultive um hobbie

Não é só de trabalho que vive o homem, não é mesmo? Neste novo ano, pense em começar a praticar algo que te faz bem e ajude a relaxar da correria do dia a dia. Sabemos que a profissão não é fácil e quase sempre é bastante cansativa.

Você pode aproveitar suas pausas para ler aquele livro, registrar os locais que você visita em fotos para mostrar para a família e quem sabe até escrever histórias sobre o cotidiano de quem vive na estrada e está sempre conhecendo coisas novas.

Atividades como ler e escrever ajudam a melhorar a sua concentração e aliviam os níveis de estresse. E manter registros fotográficos de suas viagens são uma forma de manter a família e os amigos mais próximos e quem sabe você descobre aí uma grande paixão.

6_formas_de_ter_um_bom_ano_na_estrada

Informe-se sobre economia

Os serviços prestados por transportadoras são importantes para manter o equilíbrio da economia do nosso país. Hoje, a grande maioria do abastecimento no Brasil é feito através do modal rodoviário, então é preciso ficar por dentro dos acontecimentos que afetam a economia brasileira.

De acordo com o Banco Mundial, a perspectiva de crescimento econômico do Brasil é de 3,1% devido ao aumento nos investimentos e a alta do comércio. E esse tipo de crescimento afeta diretamente no aumento da demanda dentro dos serviços de transportes.

Sites como EXAME, Info Money e Época Negócios são boas fontes de informações sobre as notícias relacionadas à economia. Aproveite os primeiros minutos da manhã para fazer uma leitura diária e ficar informado.

Mantenha a manutenção em dia

E para finalizar, lembre-se de caprichar na manutenção dos veículos para manter a sua segurança em primeiro lugar. Cuidado com os pneus, troca de óleo e refrigeração do motor, verificação dos freios e do tanque de combustível são precauções que devem fazer parte da rotina de todo mundo que vive na estrada.

A manutenção preventiva é importante para evitar que imprevistos ou acidentes ocorram durante os transportes de carga, colocando a vida do motorista e de terceiros em riscos. E quando se trata de segurança, a prevenção é sempre a melhor opção. Com tudo em dia, agora é só seguir caminho por esse ano novinho em folha.