Benefícios do rastreamento veicular para o transporte de cargas

Seja qual for o setor, segurança é fundamental nos dias de hoje. Com o desenvolvimento tecnológico, chegam ao mercado diversas opções de sistemas de rastreamento veicular para veículos privados ou frotas de transportes de carga.

Esses sistemas oferecem vários benefícios para as empresas de transportes e seus clientes. Dão segurança e tranquilidade para o motorista, para a empresa e para o cliente e sua carga. Otimizam o trabalho e geram relatórios de informações que são essenciais para o planejamento das rotas. Confira abaixo alguns desses benefícios!

beneficios_rastreamento_01

Acompanhamento em tempo real

Com o avanço da internet e dos dispositivos móveis, fica bem mais fácil ter um controle em tempo real de onde o veículo se encontra. Além disso,  existem empresas especializadas em controlar todo o risco da operação desde a coleta até a entrega, as Gerenciadoras de Risco. Elas trabalham com uma central de segurança disponíveis 24 horas para auxiliar em diversos problemas, como tentativas de roubo ou problemas técnicos.

Segurança

Alguns sistemas de rastreamento veicular possuem sensores de porta que detectam roubos e botões de pânico, e além da segurança da carga, garantem segurança para o próprio motorista. Caso aconteça uma tentativa de roubo, o sistema conecta a central, que pode informar a polícia e passar os dados de localização do veículo. Frotas com esses sistemas têm mais chances de terem suas cargas recuperadas por meio da localização via GPS.

beneficios_rastreamento_02

Produtividade

Os sistemas de rastreamento costumam disponibilizar comunicação em tempo real, onde é possível enviar expedições, formulários, assinaturas eletrônicas, entre outros documentos. Com isso é possível manter o contato direto com a empresa, enviando atualizações sobre o andamento das entregas ainda durante o trajeto, contribuindo com a otimização dos processos da empresa.

Redução de custos

O acompanhamento do transporte das cargas possibilita ter controle sobre a velocidade do caminhão, saber em quais trechos o trânsito é mais intenso, ter noção do horário em que a entrega será feita e qual será o tempo do trajeto. Todas essas informações podem ser utilizadas para a otimização das rotas para redução de custos operacionais.

beneficios_rastreamento_03

É bom deixar claro que o rastreamento veicular é um serviço complementar ao seguro, e eles devem ser utilizados em conjunto para melhorar ainda mais a segurança da sua frota. E dependendo do sistema utilizado, outros serviços podem fazer parte dele, sempre com o objetivo de proporcionar segurança e otimização na hora de gerir os processos operacionais da empresa para levar um atendimento e uma experiência incrível para o cliente. ?